O momento de planejar um novo ano que está por vir chegou! E é extremamente importante para os negócios realizar também o planejamento de vendas. Por isso, neste artigo, vamos trazer para você pontos que não podem faltar no planejamento de vendas para 2022. Confira, antes de começar a fazer o da sua empresa.
Um dos objetivos para se fazer um planejamento comercial para um novo ano deve ser de se preparar para ir atrás de novos e melhores resultados.
Dicas para acertar no seu planejamento de vendas 2022.
1 – Avalie tudo o que já passou.
Antes de realizar uma projeção para estipular as metas de 2022, é importante parar e olhar para trás e ver tudo que já passou, desta forma você conseguirá fazer uma análise profunda dos resultados de vendas de 2021 e um balanço das ações que deram certo e o que deu errado durante esse ano.
2 – Defina os recursos disponíveis.
Defina quais são os recursos que a sua equipe comercial poderá contar no próximo ano, por exemplo qual será o orçamento, ferramentas, softwares, estratégias, entre outros. Ter tudo isso definido é fundamental para traçar as estratégias que serão adotadas e alocar os recursos da melhor forma possível.
3 – Defina as ações concretas e necessárias.
Determinar ações concretas para o planejamento de vendas, precisa determinar as ações concretas que serão realizadas no próximo ano com o intuito de buscar os resultados das metas estabelecidas. É importante inclusive que se tenha uma lista de tarefas com a programação que deve ser concluída. Isso também facilitará o entendimento do time em relação ao papel de cada um.
4 – Revise o planejamento
É importante que se tenha em mente que o planejamento não é uma ferramenta fixa e sim algo que deve ser flexível e isso sem dúvida conseguimos aprender com a pandemia, quando se tem um planejamento flexível e fácil de ser ajustado, quando acontece situações que não foram previstas você consegue agir mais rápido e com facilidade.
5 – Acompanhe os resultados
O último ponto que não pode faltar no seu planejamento de 2022, é o acompanhamento, considere todos os fatores externos e internos que influencie nos resultados da sua empresa e acompanhe os resultados do seu time de vendas, pois é o acompanhamento que vai direcionar se o seu planejamento precisa de ajustes ou não.
Não se esqueça que o planejamento deve ser uma atividade presente constantemente em sua empresa, principalmente para qualquer time de vendas, não importa o tamanho, tipo de produto/serviço vendido. Por isso, conte com todas as ferramentas que possam te auxiliar no processo de gestão de vendas e resultados para que o seu ano de 2022 seja mais produtivo e cheio de bons resultados. Conheça a Achievemore!