Antes mesmo de saber quais são os Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho, é preciso saber o que são os indicadores e o que eles significam.
Os Indicadores de desempenho também conhecido como KPI’s ; esta sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que em sua tradução é indicador-chave de desempenho, e esses indicadores em resumo são utilizados para medir o de um desempenho do time.
Para entender o que é KPI e sua importância para realizar análises, leia o nosso artigo anterior, nele você entenderá de maneira mais completa a importância de ter KIP em suas estratégias. (clique aqui)
Separamos neste artigo os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho de um time de vendas. Confira a seguir quais são esses indicadores:
1 – A importância do Faturamento
O Faturamento é um indicador muito importante pois ele mostra qual é o rendimento financeiro de uma empresa diante de suas atividades econômicas em um determinado período. Logo, o faturamento nada mais é do que a soma final de todas as vendas, seja ela uma venda de produto ou serviço que uma empresa faz dentro de um período predeterminado, geralmente o faturamento de uma empresa é mensurado mensalmente, semestralmente e ou anualmente, mas isso vai de acordo com a necessidade de cada empresa.
Para o setor de vendas de uma empresa o faturamento é de extrema importância, pois é a partir de uma média de faturamento que são determinadas as metas das equipes comercial. Por isso não deixe de analisar o faturamento de sua empresa vs o seu objetivo de vendas.
2 – A Positivação do Cliente
A positivação do cliente é um indicador de vendas que te ajuda a identificar qual é o número de clientes que estão efetuando uma compra em determinado período. Acompanhar a positivação do cliente garante o controle de quais clientes permanecem ativos de uma determinada carteira e qual é a sua frequência de compra.
Para uma boa manutenção de carteira é importante determinar metas de positivação e essas metas devem estar atreladas ao mix de produtos e serviços oferecidos pela empresa, pois desta forma você acaba evitando que o vendedor foque apenas em positivar clientes através de várias vendas pequenas.
3 – O indicador de Produtividade
O indicador com foco em medir a produtividade é um KPI que consegue te apresenta de modo prático quais são os resultados da sua operação dentro da empresa.
O indicador de produtividade te ajuda a identificar quais são os pontos de melhoria na performance de cada colaborador, no setor de vendas este indicador é muito usado para comparar o resultado de um vendedor em determinado período, por exemplo: Em um mês o vendedor fechou x novos contratos e no outro mês este número aumentou, ou seja a produtividade deste profissional aumentou comparado a determinado período.
4 – Preço de venda
Em resumo o indicador preço de venda é o valor cobrado por determinado produto ou serviço, muitas vezes não estamos cobrando o preço certo para a venda de determinado produto ou serviço, e isso ao longo do tempo acaba prejudicando a lucratividade da empresa.
Cobrar o preço de venda de forma adequada também pode aumentar a competitividade entre o seu negócio e seus concorrentes, por isso não deixe de medir este indicador e calcule sempre de maneira justa.
Agora que você conhece os 4 indicadores de vendas mais utilizados, aproveite para estruturar sua equipe e concentrar seus esforços nos pontos mais importantes do processo de vendas. Tendo as informações desses KPI’s em mãos você terá as informações necessárias para tomar decisões de maneira mais assertiva.