Falamos muito por aqui a respeito da remuneração variável de forma estratégica. Mas, sabemos que muitas vezes os gestores, acabam tendo a dúvida de como a remuneração estratégica pode impactar na sua empresa. A ideia central da remuneração estratégica é que, se o colaborador contribui para o sucesso da empresa, ele deve ser premiado. Veja mais sobre a remuneração estratégica a seguir!
Entendendo o que é remuneração estratégica.
A remuneração estratégica tem o objetivo de premiar o profissional que possui uma boa performance e entrega bons resultados. E, para que isso aconteça, a empresa deve ter requisitos bem definidos e foco no sucesso. A gratificação pode acontecer de forma planejada, considerando um período específico e diferentes formas, como remuneração em dinheiro, aumento de salário, bonificações, premiações etc. É quase sempre uma contribuição individual.
O reconhecimento de esforços acaba engajando e estimulando o aumento da produtividade desses profissionais, a lucratividade e o bom desempenho de seus colaboradores. É também uma forma de reconhecer publicamente os esforços do colaborador.
A remuneração estratégica é formada por um valor fixo e outro variável. Sendo assim, o primeiro valor tem a ver com o cargo ocupado pelo colaborador, o que se refere aos vencimentos, auxílio saúde e vale-alimentação.
Já o segundo está atrelado a recompensa proporcional a performance individual do colaborador. Onde ela pode ser monetária, como por exemplo participação nos lucros e/ou resultados, bonificações, comissões, etc.
Vantagens da remuneração estratégica nas empresas.
A remuneração estratégica oferece muitas vantagens, e uma das suas principais vantagens, sem dúvida, é a melhora no desempenho individual dos colaboradores, é o que se destaca e o que aparece primeiramente. Conforme com os objetivos definidos pela empresa, sejam eles organizacionais ou individuais, o colaborador tende a se engajar de forma mais rápida.
A valorização do trabalho que foi feito, também aumenta o engajamento da equipe. Os profissionais passam a se sentir valorizados e parte da equipe.
Sendo assim, a remuneração estratégica se torna uma maneira de retenção de talentos e atração de novos colaboradores, sem grandes custos e com muitos resultados.
A Remuneração Estratégica e o impacto nas empresas.
A remuneração estratégica tem um impacto no futuro da empresa e em suas estratégias em longo prazo. Para ter os resultados esperados, a remuneração estratégica requer muita análise e planejamento. É necessário ter um equilíbrio entre a recompensa financeira e a cultura organizacional.
Um passo para a prática da remuneração estratégica é analisar os perfis dos colaboradores da empresa. As estratégias precisam ser adaptadas conforme os perfil dos profissionais contratados e a cultura organizacional da empresa.
A remuneração estratégica, sem dúvida, tem se tornado uma grande tendência de mercado e também uma importante ferramenta de gestão, no qual o objetivo é potencializar a produtividade e extrair o melhor dos colaboradores.
Se a sua empresa deseja melhorar a a produtividade e a competitividade para melhorar a lucratividade da empresa, vale a pena cogitar a remuneração estratégica. É importante que a competitividade entre os colaboradores seja positiva e gratificante.
É importante que você pense bem na hora de implementar a remuneração estratégica, não deixe de identificar os perfis profissionais existentes na equipe e os possíveis impactos decorrentes dessa prática. Afinal, para alguns funcionários esse modelo de remuneração estratégica, por ser atrelada aos resultados, pode soar como um desafio ou um estímulo motivacional.