Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho.

Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho.

Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho.

Antes mesmo de saber quais são os Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho, é preciso saber o que são os indicadores e o que eles significam.

Os Indicadores de desempenho também conhecido como KPI’s ; esta sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que em sua tradução é indicador-chave de desempenho, e esses indicadores em resumo são utilizados para medir o de um desempenho do time.

Para entender o que é KPI e sua importância para realizar análises, leia o nosso artigo anterior, nele você entenderá de maneira mais completa a importância de ter KIP em suas estratégias. (click here)

Separamos neste artigo os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho de um time de vendas. Confira a seguir quais são esses indicadores:

1 – A importância do Faturamento

O Faturamento é um indicador muito importante pois ele mostra qual é o rendimento financeiro de uma empresa diante de suas atividades econômicas em um determinado período. Logo, o faturamento nada mais é do que a soma final de todas as vendas, seja ela uma venda de produto ou serviço que uma empresa faz dentro de um período predeterminado, geralmente o faturamento de uma empresa é mensurado mensalmente, semestralmente e ou anualmente, mas isso vai de acordo com a necessidade de cada empresa.

Para o setor de vendas de uma empresa o faturamento é de extrema importância, pois é a partir de uma média de faturamento que são determinadas as metas das equipes comercial. Por isso não deixe de analisar o faturamento de sua empresa vs o seu objetivo de vendas.

2 – A Positivação do Cliente

A positivação do cliente é um indicador de vendas que te ajuda a identificar qual é o número de clientes que estão efetuando uma compra em determinado período. Acompanhar a positivação do cliente garante o controle de quais clientes permanecem ativos de uma determinada carteira e qual é a sua frequência de compra.

Para uma boa manutenção de carteira é importante determinar metas de positivação e essas metas devem estar atreladas ao mix de produtos e serviços oferecidos pela empresa, pois desta forma você acaba evitando que o vendedor foque apenas em positivar clientes através de várias vendas pequenas.

3 – O indicador de Produtividade

O indicador com foco em medir a produtividade é um KPI que consegue te apresenta de modo prático quais são os resultados da sua operação dentro da empresa.

O indicador de produtividade te ajuda a identificar quais são os pontos de melhoria na performance de cada colaborador, no setor de vendas este indicador é muito usado para comparar o resultado de um vendedor em determinado período, por exemplo: Em um mês o vendedor fechou x novos contratos e no outro mês este número aumentou, ou seja a produtividade deste profissional aumentou comparado a determinado período.

4 – Preço de venda

Em resumo o indicador preço de venda é o valor cobrado por determinado produto ou serviço, muitas vezes não estamos cobrando o preço certo para a venda de determinado produto ou serviço, e isso ao longo do tempo acaba prejudicando a lucratividade da empresa.

Cobrar o preço de venda de forma adequada também pode aumentar a competitividade entre o seu negócio e seus concorrentes, por isso não deixe de medir este indicador e calcule sempre de maneira justa.

Agora que você conhece os 4 indicadores de vendas mais utilizados, aproveite para estruturar sua equipe e concentrar seus esforços nos pontos mais importantes do processo de vendas. Tendo as informações desses KPI’s em mãos você terá as informações necessárias para tomar decisões de maneira mais assertiva.

Other articles that may interest you

Como dar prioridade na automação dos Cálculos de Incentivos Variáveis

Como dar prioridade na automação do cálculo de PLR da sua empresa

A gestão de incentivos variáveis é um desafio para muitas empresas, especialmente quando os cálculos são feitos manualmente ou com ferramentas inadequadas. Automatizar esses processos não só reduz erros e inconsistências, mas também melhora a eficiência operacional. Apesar disso, muitas empresas ainda não dão prioridade na automação dos Cálculos de Incentivos Variáveis por meio da

PLR calculation for dismissals, job changes

How to calculate PLR in cases of dismissal and job changes

The PLR (Profit Sharing) calculation involves distributing part of the company's profits to its employees, according to previously established criteria. To ensure that the PLR calculation is fair and transparent, it is essential that companies follow certain parameters and take into account exceptions, such as dismissals, job changes, hirings, etc.

Business women

Businesswomen Who Transformed the World of Sales

In the world of sales and retail, women have played key roles, challenging stereotypes and driving growth and innovation. That's why these journeys deserve to be highlighted. In this article, we will therefore celebrate some of the inspiring businesswomen who have made their mark in this sector and discuss the barriers they still face. Mary Kay Ash:

en_US