Remuneração estratégica: O que é? E quais são as vantagens?

Remuneração estratégica: O que é? E quais são as vantagens?

Remuneração estratégica: O que é? E quais são as vantagens?

Entender sobre o efeito da remuneração estratégica, O que é? E quais são as vantagens? É um assunto importante pois grande parte das pessoas pensam em diversos diferenciais competitivos, tais como: metas, planejamentos, KPI ‘s, entre outros, mas acabam se esquecendo que a gestão estratégica vai além disso.

Um bom gestor estratégico, vai trabalhar diversas estratégias para chegar nos resultados que traçou como objetivo. Muitas vezes, ignoramos uma estratégia muito importante, que quando aplicada corretamente gera bons frutos quase que imediatamente. Por isso precisamos falar sobre a remuneração estratégica: O que é? E quais são as vantagens?

Estamos falando da remuneração estratégica, ela pode ser um grande incentivo e reconhecimento ao desempenho e esforço da sua equipe de vendas. Vamos entender a seguir tudo sobre a remuneração estratégica: O que é? E quais são as vantagens?

Remuneração estratégica: O que é? 

A remuneração estratégica além de ser uma forma de premiar e reconhecer o esforço do seu time de vendas, também é uma forma de incentivo para os colaboradores continuarem entregando bons resultados.

A forma de remuneração estratégica, pode variar de acordo com o modelo de remuneração variável escolhida para você aplicar na sua empresa. É importante lembrar que existem diversos modelos de remuneração e que você precisa alinhar o melhor modelo com os objetivos, metas e necessidades da sua empresa.

Quais são as vantagens?

Pensando a curto prazo essa estratégia pode parecer um custo a mais para a sua empresa, mas para uma estratégia como essa devemos a longo prazo e pensar em suas vantagens, que são muitas.

Já sabemos que a maior e principal vantagem da remuneração estratégica é o reconhecimento do bom desempenho e o incentivo para que o time continue entregando bons resultados, já que para receber a recompensa é preciso ter um bom desempenho.

Outra vantagem que devemos destacar é que o índice de turnover deve diminuir depois de aplicado. Muitas empresas possuem um grande índice de rotatividade, pois um dos principais fatores causadores disso é a remuneração baixa ou a falta de reconhecimento.

Quando aplicada de forma correta e justa os colaboradores entendem que a empresa está reconhecendo o esforço e desempenho, e consequentemente acabam ganhando mais do que seria apenas uma remuneração fixa.

E as desvantagens da remuneração estratégica quais são?

Tenha muita atenção ao aplicar qualquer tipo de modelo de remuneração estratégica em sua empresa. Pois, quando aplicada de forma incorreta ou quando as pessoas envolvidas não têm o conhecimento claro de como funcionará a regra do seu modelo de remuneração isso pode acabar gerando alguns conflitos.

Também quando não se pensa no negócio como todo, e as metas estabelecidas para o recebimento da remuneração são inalcançáveis, você corre o risco de desmotivar sua equipe a alcançar os bons resultados.

Quais são os tipos de remuneração estratégica mais usados?

De modo geral, os modelos de remuneração estratégica estão sempre ligados à participação nos lucros, bonificação ou gratificação. E esses tipos de remuneração são sempre um complemento ao salário fixo.

A seguir, vamos listar 4 tipos mais comuns de remuneração estratégica:

1 – Bonificação:

Este modelo de remuneração é muito comum em setores de vendas ou produção. Basicamente, é estipulada uma meta, seja ela de vendas ou qualquer outro tipo de resultado e se a meta é atingida é pago um bônus em forma de gratificação. Este é um dos modelos mais fáceis de se aplicar.

2 – (PLR) Participação nos lucros e Resultados:

O PLR geralmente é pago anualmente, é um valor proporcional, dividido entre todos os funcionários, esse valor é um percentual dos lucros e resultados obtidos pela empresa ao longo do período.

3 – Comissão:

A comissão é sem dúvida a metodologia mais conhecida e aplicada. Quando seu modelo de remuneração é aplicado corretamente e todos os envolvidos têm o conhecimento total de como funciona a regra para o “pagamento” da comissão é um modelo que acaba gerando bons resultados.

A remuneração variável ou RV, traz vantagens para a empresa, pois a empresa paga o proporcional e o equivalente ao resultado atingido e com isso, o engajamento do time acaba sendo maior.

Para saber mais a respeito da remuneração variável, leia este conteúdo: 05 dicas para criar um modelo de remuneração variável eficaz para a sua empresa.

Por fim, a remuneração estratégica é um programa de grande crescimento em muitas empresas que estão implementando, pois com ela o sucesso e engajamento de todos os envolvidos acabam crescendo.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Mulheres de negócios

Mulheres de negócios que transformaram o Mundo das Vendas

No mundo das vendas e do varejo, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais, desafiando estereótipos e impulsionando o crescimento e a inovação. Por isso, essas jornadas merecem destaque. Neste artigo, vamos celebrar, portanto, algumas das mulheres de negócios inspiradoras que deixaram sua marca nesse setor e discutir as barreiras que ainda enfrentam. Mary Kay Ash:

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Did you like it? Sign up to receive more content like this for free

    en_US