De fato, todos nós sabemos que o panorama atual nos trouxe inúmeros desafios e isso causou mudanças significativas na vida das pessoas e também no cotidiano das empresas. Com a necessidade ainda maior de gerenciar suas equipes e empresas em meio a crise, a inteligência de mercado pode ser um dos nossos principais aliados durante a pandemia, mas isso não quer dizer que não existam desafios a serem enfrentados, por isso neste artigo vamos falar sobre quais são os desafios da inteligência de mercado durante a pandemia.
O crescimento da necessidade dos gestores e líderes em determinar novas ações e estratégias de negócios para que as empresas sobrevivam em meio a crise tornou cada vez mais o setor de inteligência de mercado presente dentro das empresas, pois as medidas devem ser tomadas quase que em tempo real. E é com a inteligência de mercado que extraímos as informações, mais relevantes e atuais para o planejamento estratégico mais eficaz.
Por mais que, o setor de inteligência de mercado esteja acostumado a extrair informações para ajudar as empresas a determinar qual será o melhor caminho a seguir, diante da pandemia, a equipe de inteligência de mercado se deparou com alguns desafios e estes são:
Grandes mudanças no comportamento do consumidor.
Um dos principais desafios para gestores, equipes de vendas e marketing é entender a mudança no comportamento do consumidor, e cada equipe de inteligência de mercado entender como está sendo essa mudança no comportamento do consumidor e qual é o tamanho do seu impacto diante do mercado.
No livro Marketing 5.0 de Philip Kotler, diz que o consumidor evoluiu a sua geração e consequentemente seu comportamento cerca de 10 anos dentro do primeiro ano de pandemia.
Por isso, entender as mudanças no comportamento do consumidor e até mesmo antecipar as possíveis mudanças comportamentais se tornou um grande desafio para os gestores de inteligência de mercado.
Grandes mudanças políticas-econômicas.
Para qualquer tomada de decisão e planejamento de negócios, a equipe de inteligência de mercado precisa sempre estar atenta e atualizada nas atividades políticas-econômicas, pois a situação política e econômica dependendo do setor poderá afetar diretamente no crescimento da empresa.
Muitas das decisões tomadas pelo governo reagem diretamente na economia, e a economia afeta diretamente nos negócios, por isso é por meio de dados políticos-econômicos que as empresas podem tomar decisões antecipando possíveis impactos externos e minimizando riscos à saúde da empresa.
Análise da concorrência
Analisar o que a concorrência anda fazendo é uma estratégia muito comum e essencial. No entanto, com todas as mudanças repentinas que o mercado vem passando, e o grande desafio para a inteligência de mercado é conseguir extrair o máximo de informações relevantes da concorrência.
Ter um bom Forecast de vendas
O forecast de vendas sem dúvida é um desafio para os profissionais de inteligência de mercado, se não o mais desafiador. Ter uma previsão de vendas sempre foi um desafio, mas desta vez, com a mudança do comportamento do consumidor, o impacto político e econômico, as novas ações da concorrência, acaba se tornando uma tarefa bem mais difícil.
De modo geral, ser assertivos em todas essas informações e tomar uma boa decisão, se tornou questão de sobrevivência para as empresas diante da pandemia, e esses são alguns dos desafios que a inteligência de mercado precisa enfrentar para entregar para as empresas uma análise completa e que faça sentido para as necessidades da empresa.