O impacto da gamificação nas empresas

O impacto da gamificação nas empresas

O impacto da gamificação nas empresas

Sempre falamos a respeito da importância de motivar as equipes e como é desafiador encontrar maneiras para que todo esse esforço seja efetivo e a equipe fique engajada em entregar bons resultados. Por isso, é de extrema importância que a liderança da empresa esteja sempre antenada e atualizada sobre as novas possibilidades que o mercado oferece para envolver e engajar o time. 

E nesse sentido o impacto da gamificação nas empresas tem sido extremamente importante e motivador, pois tem tornado o ambiente de trabalho mais leve e fácil, pois gamificando tarefas, metas e projetos as equipes acabam cumprindo os objetivos esperado de forma mais rápida e dinâmica. 

A gamificação e a produtividade

Em muitas empresas a gamificação quando bem estruturada acaba rendendo ótimos resultados em impulsionar o engajamento do time na entrega de metas. De acordo com os dados da ResearchAndMarkets.com, a gamificação ajuda a aumentar os níveis de produtividade das equipes em 90% e chega até 86% no nível de conscientização sobre as metas que foram estabelecidas em nível individual ou até mesmo coletivo. Além de tornar as tarefas mais transparentes e simples de se entender. 

Outra pesquisa muito relevante e que nos mostra a importância da gamificação na produtividade TalentLMS em 2019, nos mostra dados importantes sobre a relação da produtividade e gamificação no universo profissional, confira a seguir: 

  • 89% dos funcionários se sentem mais produtivos e felizes com a gamificação no trabalho.
  • 83% daqueles que recebem treinamento gamificado se sentem motivados, enquanto 61% dos que receberam treinamentos convencionais se sentem entediados e improdutivos.
  • 89% acreditam que seriam mais produtivos caso sua rotina profissional fosse mais gamificada.
  • 78% afirmam que a gamificação em processos de recrutamento tornam a empresa mais desejável de se trabalhar.

As melhorias da gamificação no ambiente de trabalho.

No ambiente de trabalho, a gamificação serve para que o colaborador melhore e aprimore as suas tomadas de decisão. Com isso, a gamificação dentro da empresa ajuda que essas tomadas de decisão sejam feitas sem tanto medo de errar, mas sim de forma mais assertiva. Isso acaba resultando em profissionais mais empenhados e dispostos a pensar e resolver os problemas em conjunto.

Vale ressaltar que a gamificação além de tornar os profissionais mais produtivos, ajudam eles a desenvolver novas habilidades trazendo benefícios para os profissionais e para a organização. 

Além de todos esses benefícios no ambiente de trabalho, é importante lembrar que a estratégia de implementar jogos ajuda os profissionais a desenvolver um bom senso crítico e ajuda a terem mais autonomia. 

A gamificação se tornou uma estratégia importante para as empresas e veio para ficar, pois a cada dia tem se reinventado e se tornado cada vez mais necessária na vida dos profissionais. 

Quais são os resultados da gamificação?

Já vimos até aqui o impacto da gamificação na produtividade, também falamos sobre a importância da gamificação no ambiente de trabalho, e agora precisamos destacar as principais vantagens observadas por quem já utilizou a gamificação no ambiente de trabalho: 

  • Maior capacidade para adquirir conhecimento, pois envolve simultaneamente o uso teórico e prático;
  • Sensação de autonomia, uma vez que os profissionais podem fazer tomar suas próprias decisões; 
  • Ajudar no desenvolvimento do senso crítico dos profissionais;
  • Facilidade em receber e entregar feedbacks em tempo real;
  • Promover uma competição saudável.

Como pudemos ver ao longo deste artigo, a gamificação é uma solução estratégica que veio para ficar, e quem não a colocar em prática pode acabar ficando para trás na corrida. Por isso, não deixe de implementar estratégias e ferramentas de gestão que possuam gamificação na sua empresa. 
Quer saber mais a respeito da gamificação e sua importância? Clique aqui

Outros artigos que podem te interessar

Remuneração Variável na Quatá com AchieveMore

Como a AchieveMore otimizou a Remuneração Variável na Quatá

A gestão da Remuneração Variável é um fator estratégico para empresas que desejam direcionar a performance comercial e engajar suas equipes de vendas. No entanto, quando os processos de apuração de comissões e incentivos são manuais e descentralizados, surgem gargalos operacionais, atrasos e falta de visibilidade. Buscando melhorias em sua Remuneração Variável, a Quatá implementou

Fechamento da PLR ou PPR

Fechamento da PLR ou PPR: como o RH deve reduzir riscos

À medida que o ciclo de 2025 se aproxima do encerramento, as áreas de Recursos Humanos, Remuneração, Finanças e Controladoria entram em uma das etapas mais sensíveis do calendário corporativo: o fechamento dos programas de PLR e PPR. Trata-se de um processo multidisciplinar, que envolve indicadores financeiros, metas corporativas, metas por área, auditoria interna, validações

Performance e Índice de Sucesso: qual a relação

Performance e Engajamento de Times: o que o Índice de Sucesso revela além das metas

Durante muito tempo, a performance organizacional foi medida quase exclusivamente pelo cumprimento de metas. Bater ou não bater o número final era o principal  e, muitas vezes, o único critério de avaliação. No entanto, líderes e empresas mais maduras já entenderam que o resultado, por si só, não conta a história inteira. Em um cenário

pt_BR