As empresas estão cada vez mais expostas a uma enorme quantidade de informações e saber manipular esses dados corretamente é o que difere as organizações com uma boa gestão das demais. Fazer com que uma empresa se destaque em um mercado tão competitivo é um grande desafio, e para que isso aconteça é preciso contar com processos bem estruturados em todas as etapas. Para facilitar este processo o uso de ferramentas e softwares que possam agilizar as demandas do dia a dia se tornaram um dos principais aliados das empresas, quando o assunto é gestão nas empresas e tecnologia.
As empresas podem contar com uma grande aliada na hora de lidar com esses desafios e está aliada é a inteligência artificial. Você pode não ter notado, mas é muito provável que ela já faça parte da sua rotina, pois ela está presente em situações cotidianas das nossas vidas, por exemplo: assistentes pessoais, como a Alexa; Dispositivos com reconhecimento facial, aplicativos de mobilidade, como o Waze ou Google Maps, a publicidade personalizada e até mesmo nas recomendações das lojas virtuais.
Esses e outros são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial já está cada vez mais presente na sua vida, muitas vezes mesmo até sem você perceber. Mas, e no mundo corporativo? Qual é o impacto da inteligência artificial nas empresas? Não é diferente! A inteligência artificial está cada vez mais presente e se fazendo necessária na gestão de negócios de uma empresa.
Afinal, como utilizar a Inteligência Artificial na gestão das empresas?
A inteligência artificial está cada vez mais presente e se fazendo necessária no cotidiano e na gestão das empresas. Podemos encontrar ela em diversas situações como, por exemplo:
- Ferramentas de automação;
- Softwares de gestão;
- Mecanismos de segurança;
- Soluções de análise de dados.
Mas, além desses exemplos, existem muitas outras formas de como você pode usar e gerar impacto com a inteligência artificial nas empresas, podendo até mesmo alavancar os resultados do seu negócio. Vamos conferir mais alguns exemplos e seus impactos:
Análise de dados
Analisar e gerenciar dados, sem dúvidas, é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje em dia. Lidar com uma enorme quantidade de dados diariamente e além disso precisar captar, mensurar, analisar ou qualquer outro tipo de uso de dados da empresa, são atividades que surgem rotineiramente em grandes empresas.
Poder contar com a inteligência artificial para automatizar esses processos acaba garantindo diversas vantagens, uma das principais é ter todos os dados organizados e centralizados em um só lugar e em uma interface totalmente amigável onde todas as informações são visualizadas de forma simples e fácil.
Tudo isso, de forma automatizada, permitindo com que os colaboradores concentrem-se naquilo que realmente importa, garantindo muito mais eficácia e sucesso para o negócio.
A AchieveMore, por exemplo, é um software com tecnologia SaaS 100% Cloud que possui uma inteligência artificial que permite automatizar todo esse processo de gerenciamento de dados e análise de resultados.
Chatbots
Muito provavelmente você já ouviu falar sobre sobre chatbots, certo? Principalmente quando o assunto é ajudar e melhorar o atendimento e experiência do cliente, sem dúvida, os chatbots são excelentes aliados. Porém, eles vão muito além de ajudar as empresas no atendimento ao cliente, eles podem auxiliar também em outras frentes como por exemplo, no apoio ao backoffice.
Caso a empresa tenha adotado algum aplicativo de mensagem como um canal de comunicação, ele também pode ser feito com a ajuda de chatbots. Como por exemplo, o WhatsApp, as mensagens podem ser automatizadas e personalizadas facilmente.
Todas essas ações fazem com que a empresa ganhe mais agilidade e ao mesmo tempo, os usuários não precisam aguardar por respostas, o que torna a experiência muito melhor e eficiente.
Essas são algumas das atuações que a inteligência artificial pode ter nas empresas. Existem inúmeras outras questões que elas podem resolver, por isso o mais importante é entender as necessidades da sua empresa e verificar qual tipo de inteligência artificial pode te ajudar.
Sabemos que o uso da Inteligência Artificial ainda gera receio nas pessoas, porém a principal função dela é deixar a mão de obra humana livre para se dedicar a assuntos mais complexos.
O ideal é procurar por ferramentas e softwares que façam sentido para a sua empresa e que possam garantir todas as vantagens que a sua empresa realmente precisa.