As equipes de RH estratégico estão cada vez mais focadas em ter uma cultura organizacional bem alinhada com a visão e valores da empresa. E como este tema está cada vez mais presente dentro das empresas, hoje vamos falar sobre o que é cultura organizacional e a sua importância dentro das empresas.
Ter um ambiente de trabalho positivo, com seus valores bem definidos e alinhados com toda a equipe é extremamente importante. Por isso, alinhar a cultura organizacional da empresa é uma tarefa tão importante para as equipes de Gestão de Pessoas e RH.
Ao longo deste artigo você vai entender de fato o que é a cultura organizacional, e a importância da cultura organizacional dentro da empresa.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional nada mais é do que a forma com que as empresas conduzem o seu negócio por meio de ações e comportamentos que refletem diretamente nos funcionários e na forma com que eles reagem a determinadas situações.
A cultura organizacional deve ser algo que está enraizado nas equipes, por isso acabou se tornando uma forma informal de orientar os colaboradores e principalmente de defender as bandeiras que a empresa levanta.
A cultura organizacional dentro das empresas tem se tornado cada vez mais forte e acabou até se tornando um diferencial competitivo entre as demais empresas, pois é uma forma de você se destacar entre as demais, baseado em tudo aquilo que sua empresa acredita e defende como essencial para o comportamento e bem-estar dos funcionários.
A importância da cultura organizacional
A cultura organizacional tem se tornado cada vez mais importante, pois as empresas entenderam que é através dela que é desenvolvido as diretrizes das empresas e é formada uma boa gestão de pessoas pelo RH.
A cultura organizacional sempre deve refletir os valores éticos e morais na qual a empresa acredita, e é também através da cultura organizacional que a empresa prepara a equipe para o futuro e suas próximas gerações. Confira alguns benefícios da cultura organizacional dentro das empresa:
Alinhamento da equipe:
Quando existe um alinhamento entre os funcionários e a empresa, toda a equipe entende exatamente qual é o seu papel e sua postura dentro da empresa. Quando é realizado um bom alinhamento entre o funcionário e a liderança desde a sua chegada dentro da empresa o índice de má conduta dele acaba se tornando muito menor, proporcionando cada vez mais um ambiente saudável e agradável de trabalhar.
Fortalecimento da imagem da empresa:
Uma empresa que tem seus valores éticos e morais bem definidos, e defende tudo aquilo que ela acredita que é bom e correto para a empresa, tanto para os seus colaboradores quanto para a sociedade, tem uma imagem muito positiva. E esta cultura organizacional acaba se tornando um diferencial competitivo no mercado em que atua e na captura de novos talentos.
Maior agilidade nos processos da empresa.
Quando se tem uma cultura organizacional sólida e bem alinhada com toda a empresa, os processos se tornam mais ágeis e simples, já que um dos papéis da cultura organizacional é deixar claro para todos os colaboradores exatamente o que fazer e como agir em determinada situação. Logo, quando se tem alguma situação de problema dentro da empresa, o esforço feito para a resolução e entendimento é muito menor, pois toda a equipe está alinhada para trabalhar em prol do melhor para todos e o bem da empresa.
Agora que você já sabe o que é cultura organizacional e a sua importância dentro das empresas, você pode começar a entender melhor qual é a cultura organizacional da sua empresa e buscar entender a como implementar e deixar cada vez ela mais clara para as equipes.