Ter todo o time motivado e focado é o sonho de todo gestor e empresa, mas sabemos que é um grande desafio, uma solução que muitas empresas aplicam é a remuneração variável. Para que a estratégia de remuneração variável seja eficiente é importante que você saiba como montar um bom plano de remuneração variável.
A remuneração variável auxilia os gestores a planejar e definir metas mais estratégicas, proporcionando também uma transformação na cultura da organização, atraindo novos profissionais e gerando ótimas melhorias nas empresas.
A alta competitividade dos segmentos faz com que as empresas se adaptem para produzir e se desenvolverem com mais qualidade, e a remuneração variável também tem um impacto muito positivo nessa competição das empresas no mercado.
Afinal, o que é exatamente a remuneração variável?
Basicamente é uma recompensa pelo atingimento de metas e resultados positivos de um colaborador ou equipe, e se tornou uma das principais estratégias para engajar e reconhecer o time. A remuneração variável permite que os colaboradores conquistem um montante financeiro no fim do mês ou período, de acordo com o desempenho e metas atingidas.
Saiba como montar um plano de remuneração variável
A elaboração de um plano de remuneração variável envolve diversos departamentos da empresa, principalmente a equipe de gestão de pessoas, planejamento de vendas, financeiro e gestão da empresa. Conheça a seguir alguns passos importantes para montar um plano de remuneração variável eficiente em cada etapa da implantação.
Mapeamento das atividades
O passo inicial é mapear quais são as atividades e responsabilidades atribuídas para cada setor envolvido, principalmente aquelas que estão relacionadas aos objetivos e metas que desejam ser atingidos.
Os gestores das áreas nesta etapa são figuras essenciais, pois são eles que vão dar a direção de quais são as atividades que afetam diretamente nos resultados.
Definição de indicadores
A definição dos indicadores e métricas é um passo importante, pois deve-se criar indicadores de desempenho de acordo com as atividades e entregas dos colaboradores. Existem diversos indicadores e métodos de avaliação que podem ser usados para medir os resultados.
Lembre-se que os indicadores devem estar atrelados às metas e indicam o alinhamento que foi feito entre as áreas envolvidas.
Definição da política e regras
Algumas medidas devem ser consideradas na hora de definir a política e regra de remuneração, como por exemplo: Como determinar qual será o valor ou percentual de bonificação, estabelecer o prêmio com base no salário fixo, definir quais serão os setores e cargos envolvidos, quais serão as possíveis exceções, qual será o período de apuração, como funcionará para funcionários que estão de licença médica, de férias ou que têm absenteísmo.
As metas e as regras devem ser claras, simples e objetivas, não podendo deixar margem para interpretações subjetivas.
Faça o acompanhamento
Não adianta planejar, alinhar, pôr em prática e não acompanhar e analisar os resultados, pois é através do acompanhamento dos dados que você entenderá qual foi o resultado, e se é necessário realizar algum tipo de ajuste.
Para facilitar, otimizar o tempo, e evitar erros tenha um bom software de gestão de recompensa e resultados para te ajudar.
Estruturar um plano de remuneração variável é um passo muito importante para o crescimento do seu negócio. A AchieveMore é uma plataforma especializada em gestão de resultados com especialistas dedicados a ajudar e alavancar sua empresa. Nossa meta é o seu resultado!