Tudo o que você precisar saber para um Planejamento de Vendas em 2023.

Tudo o que você precisar saber para um Planejamento de Vendas em 2023.

O ano de 2022 está caminhando para seus últimos dias, com isso as empresas já estão na fase de definição de seus objetivos e metas para o próximo ano. Veja aqui tudo o que você precisar saber para ter um bom Planejamento de Vendas em 2023.

Esse ano de 2022, diferente dos dois anos anteriores, nos trouxe uma maior expectativa e otimismo. Com a grande parte da população vacinada e a rotina de todos voltando para a normalidade, conseguimos ter uma melhor visão do que nos espera para o ano de 2023. 

De qualquer forma, ainda existem cenários nos quais devemos nos atentar, pois alguns destes fatores podem impactar diretamente no seu planejamento de vendas para 2023.

Quais fatores podem influenciar no meu planejamento de vendas em 2023?

Cenário pós- eleições presidenciais

No mês de outubro passamos por uma eleição muito polarizada, e quanto maior é a concorrência maior é a sensação de instabilidade econômica. Este clima torna os empresários e gestores mais inseguros, fazendo com que “tirem o pé do acelerador” sobre suas aplicações para entender qual será a perspectiva do cenário.

Depois do resultado das eleições e o fim do processo de transição o mercado volta a se estabilizar e se organizar de acordo com a nova perspectiva política. Mas, claro, sabemos que, ainda assim, nada é uma garantia de que tudo ocorrerá conforme planejado. É importante que as empresas estudem as tendências de seu próprio setor e se preparem para novas políticas. 

Impactos da pandemia sendo recuperados

Em 2022 já foi possível lidar com um contexto mais previsível com relação à pandemia do coronavírus. Em uma perspectiva econômica e empresarial, ainda existem outros elementos a serem ponderados e que precisam de uma maior atenção ao realizar um planejamento, mas é notável que estes elementos se distanciam cada vez mais dos efeitos da pandemia em si.

Aumento das tendências tecnológicas

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria BearingPoint apontou cinco principais tendências de tecnologia para 2023, e três delas podem possuir impacto direto no planejamento em vendas e no modelo de negócio das empresas, são elas:

  • Metaverso;
  • Plataforma nativa em nuvem;
  • Dados e análises incorporados.

Esta tecnologia facilita os processos internos e o acesso a dados e relatórios ricos para aperfeiçoamento das práticas de gestão, o que também nos leva à próxima tendência: a cultura data-driven.

Dicas práticas para você saber fazer um planejamento de vendas em 2023. 

Além de ficar de olho nos elementos que listamos para você neste texto, é importante considerar e seguir alguns processos que são fundamentais para a construção de um bom planejamento de vendas para o próximo ano. Acompanhe a seguir:

1. Determine os objetivos da empresa

O setor de vendas é responsável por possibilitar o crescimento da empresa como um todo, por isso, seu planejamento deve visar os objetivos não somente do setor, mas de toda a empresa. Os líderes de vendas devem mapear as ações que proporcionam este crescimento. Elas podem estar ligadas aos seguintes aspectos:

  • crescimento do volume de vendas;
  • aumento do número de talentos dentro da área comercial;
  • aumento dos índices de fidelização de clientes;
  • melhoria nas taxas de conversão, etc.

2. Analise seu histórico de vendas

A análise de dados é uma das premissas para a construção de um planejamento de vendas que dá resultado. Esta análise o ajudará a entender se suas metas estão ousadas demais, ou são facilmente alcançadas. Além disso, o histórico de vendas o ajudará a perceber as alternâncias do mercado com mais clareza, e adequar o seu planejamento de acordo com cada cenário.

3. Estabeleça indicadores-chave para acompanhar o planejamento de vendas em 2023

Os indicadores são como uma bússola. Eles devem ser utilizados para compreender o andamento do seu planejamento durante todo o ano. Claro, eles devem estar de acordo com os objetivos definidos lá no inicio. 

Então, depois de definir suas metas, estabeleça métricas e KPIs que facilitem o entendimento da evolução nos resultados.  Com estas arestas aparadas, você poderá elaborar um planejamento de vendas que leve sua empresa ao crescimento, expandindo seus negócios.

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